sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Os perigos da Internet


Quem nunca conheceu alguém na net e se simpatizou que atire a primeira pedra, mas deixa eu sair da frente primeiro em. rs
Hoje em dia é algo muito comum conhecermos pessoas pela rede, independente de país, classe ou idade, mas até onde podemos ir com essa liberdade que a internet nos traz?
Existem perigos? Quais são, e como nós podemos descobrir?
Como em qualquer lugar do mundo, aqui não é diferente, existem tanto pessoas maravilhosas como aquelas má intencionadas, e não é tão difícil descobrir, talvez só um pouco mais complicado.
O importante é sempre estar alerta, tenha a pessoa cara de boazinha ou não. Certamente você irá conhecer pessoas maravilhosas e que agregaram muito nas suas horas online, mas sempre tem alguém de má índole querendo se aproveitar da situação, e pensando nisso eu resolvi juntar algumas dicas básicas, que talvez todos já tenham ouvido por ai, porém não custa nada repetir novamente.
Uma coisa muito comum na internet são os Fake. (já falei deles em outro post) Vocês devem saber que esses são perfis falsos, onde as pessoas se passam por algo que não são, sejam para fugir da rotina, ou para cometer pequenos e até mesmo grandes delitos sem serem “notadas”.
Esse são os mais perigosos, se já é difícil confiar em alguém  que se mostrar abertamente imagine em uma pessoa que se esconde atrás de máscaras, e as vezes é muito simples saber quem é Fake ou não. O perfil de um fake, sempre vai ter amigos variados, de varias cidade e até países, foto natural é algo muito difícil, suas fotos nunca terão comentários de pessoas que estão junto a elas, no mural não terá status dizendo lugares onde ele estava e com que estava, e os amigos não compartilharam mensagens dizendo o que fizeram e onde estiveram com aquela pessoa.
Outra coisa que eu evito, são os perfis vulgarizados. Realmente eu não vejo porque ficar mostrando o que  “não se deve” na net, não estou falando de uma tarde na praia ou piscina onde você posta uma foto de biquíni, eu estou falando daquelas fotos intimas que muita gente costuma colocar.
Uma coisa que eu particularmente não faço é ficar aceitando pessoas estranhas, a maioria das pessoas que conheço virtualmente são blogueiros, um ou outro é amigo de um amigo, ai vem a questão se eu não aceito gente diferente como eu faço pra conhecer novas pessoas? Bem eu procuro pessoas interessantes de conteúdo que me acrescentem algo de bom, e particularmente acho que não é uma foto de perfil que vai me mostrar isso.
Algumas dicas básicas para te ajudar a não cair em certas armadilhas da internet.
1-      Sempre  examine o perfil de alguém antes de aceitar o convite, veja se tem amigo em comum, se tiver pergunte para seu amigo sobre a pessoa, veja as fotos, as postagens, os comentários, tudo isso ajuda na hora de saber se vale apena ou não adicionar.
2-      Nunca fale de mais sobre você na primeira vez que conversar com alguém desconhecido, se o interesse foi da pessoa em te adicionar, então deixe que ela fale sobre ela, e fique sempre ligado para ver se a mesma irá cair em contradição.
3-      Nunca forneça dados pessoais, como endereço, telefone, senhas de e-mails, documentos, cartões entre outas coisa.
4-      Só aceite conversar com a pessoa por webcam se essa possuir uma também, ou se você já tiver confiança e certeza de que ela é quem diz ser.
5-      Procure por pessoas que a conheça na sua lista de amigos, adicione ou mande uma simples mensagem perguntando do outro, e então se o assunto surgir pergunte se eles se conhecem pessoalmente, mas tenha cuidado porque se o seu “amigo” não estiver mentindo, e ele ficar sabendo disso ele pode ficar chateado.
6-      Nunca marque encontros as escuras, antes de faze-lo procure conhecer muito bem a pessoa, troquem telefones se for o caso, se vejam na web, pra ter certeza que ela não é fake, e se você realmente quiser encontra-la então marquem em um horário diurno, num lugar movimentando e diga a alguém exatamente o que você vai fazer, onde vai estar, com quem vai estar e que horas vai voltar, não aceite convites para ir a lugares mais reservados, e bem, eu aconselho a só fazer isso depois de muito tempo de conversa e se você tiver mesmo certeza do que vai fazer.
Se depois de um tempo você não descobriu nada de errado com ele/ela, então talvez seja hora de baixar a guarda, mas não toda ela, certamente você já deve ter sido enganado por alguém que conhecerá pessoalmente, então use isso a seu favor e lembre-se, infelizmente no mundo em que vivemos hoje nós não podemos confiar nem em na nossa sombra.
Lembre-se gracinhas, TODO CUIDADO É POUCO.

Obs: Aos meus amigos virtuais que se mostraram dignos de minha confiança uma beijoka em especial amo muito eles <3

Beijokas Gatinhos e Gatinhas =^:'=

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião aqui é sempre bem vinda e sempre retribuída.
Senhorita Fabby (=